Produtos Geek e Nerd

Geek Place - Produtos Geek e Nerd

TV ABCID

Assista os nossos vídeos

Twitter

Siga-nos no Twitter

Lan Houses Contra a Pedofilia na Internet

Ao contrário dos que muitos pensam, a lan house é um péssimo lugar pro pedófilo agir, devido a falta de privacidade, por estar sendo monitorado e pela grande rotatividade de pessoas em volta. Mas uma coisa é importante: o ambiente pode ser vulnerável por causa da presença de crianças e adolescentes já que são possivéis vítimas desses meliantes.

Um dos papéis do proprietário da lan house é lutar contra isso e deixar bem claro nas dependências da loja que não aceita de modo algum qualquer atividade ilícita, principalmente a pedofilia. Cartazes e folders devem ser espalhados no ambiente pra tentar inibir a ação dos pedófilos. Um exemplo foi feito durante um encontro de lans em 2007, veja.

Eles devem estar cientes e preparados porque há chances de ocorrer qualquer tipo de crime virtual no seu estabelecimento, é preciso saber agir nessas horas, os que fazem os cadastros dos usuários são inteligentes e precavidos, isso ajuda a encontrar o usuário infrator, uma dica é tentar estabelecer uma boa relação, seja com representantes do juizado de menores como com agentes da policia especializada nesses casos em sua cidade, isso ajuda muito em um contato direto e mais rápido, como auxilia na orientação em como agir de forma correta em cada caso.

Outra coisa fundamental é que a lan house tenha mecanismos pra atrair os pais e responsáveis a fim de acompanharem a vida de suas crianças e jovens no mundo digital dentro da lan house, uma ótima oportunidade é através de promoções, bônus e pacotes em datas comemorativas, como o dia das mães, dia dos pais, dia das crianças e inclusive o Natal, em família e no mundo digital.

É importante trabalhar sempre conscientizando os jovens e crianças, assim como há necessidade de estar incluído no mundo digital, também deve haver uma necessidade maior ainda de um aconselhamento em como eles devem se portar nesse mundo cybernético que eles estão adentrando de maneira correta, que as regras que valem pro mundo real não podem ser esquecidas no virtual. O CDI (Comitê para a democratização da Informática) junto com a GVT, criou uma cartilha sobre o bom uso da internet, ela foi lançada em rede nacional pela apresentadora Xuxa Meneghel e por um de nossos diretores, o Rodrigo Baggio (Presidente do CDI) e pode ser tanto disponibilizada de forma online, já que se encontra no site em formato .pdf, como pode ser impressa e distribuída para os usuários. Uma boa idéia é deixar a cartilha disponível nos desktops dos computadores e serem criados meios de bonificações pros usuários que fizerem uso da cartilha como, por exemplo, de acordo com o resultado de um questionário sobre ela.

No Rio Grande do Norte, em setembro de 2008, durante um evento denominado 2º Encontro de lans do RN, houve uma distribuição gratuita de 20 mil cartilhas com dicas e orientações para pais e crianças na internet.

style="display:inline-block;width:160px;height:600px"
data-ad-client="ca-pub-8894684686016608"
data-ad-slot="8414093256">

Vídeo

Parceiros

Quem está online

No momento há 0 usuários e 0 visitantes online.

Qual melhor horário pra você participar de uma reunião online?: